Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras
Informações Importantes:
Local
Online | Transmissão Ao Vivo
Data
Dias 10 e 11/11/2025
Horário
Das 13h30 às 17h30
Carga Horária
8 Horas
Transforme dados em informações
A importância dos Indicadores Chave de Desempenho em compras reside na capacidade de transformar dados em informações, permitindo uma gestão proativa e baseada em fatos, garantindo que o departamento de compras contribua diretamente para a lucratividade e o alinhamentos as estratégias da empresa.
Tomada de decisões estratégicas
Os KPIs fornecem uma visão clara do desempenho do setor, permitindo que a equipe de compras tome decisões mais ágeis e estratégicas. Em vez de se basear em intuição, as escolhas passam a ser guiadas por dados concretos, otimizando os resultados.
Objetivos do Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras
Capacitar os participantes nos principais conceitos, práticas e estratégias do setor de compras,
Apresentar uma análise detalhada do desempenho do setor, promovendo uma atuação mais eficiente e a tomar decisões mais ágeis e estratégicas
Alinhamento aos objetivos da empresa,
Foco em redução de custos, melhoria de processos e negociações mais eficazes.
Público-alvo
Profissionais da área de compras (analistas, compradores, coordenadores), gestores envolvidos nos processos de aquisição e colaboradores de áreas correlatas que interagem com o setor (financeiro, logística, produção), que desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas na gestão de compras.
Conteúdo Programático do Curso Métricas e KPIs para Gestão de Compras
Introdução
- 1.1 Objetivos do treinamento
- 1.2 Importância da gestão de compras
- 1.3 Breve apresentação do instrutor
Função Compras nas Organizações
- 2.1 Missão do departamento de compras
- 2.2 Responsabilidades de compras
- 2.3 Objetivos estratégicos de compras
- 2.4 O papel estratégico de Compras no resultado da empresa
Processos de Compras
- 3.1 Solicitação de compras (requisição)
- 3.2 Consulta a fornecedores (RFI, RFQ, RFP)
- 3.3 Pedidos de compra
- 3.4 Contratos e acordos comerciais
- 3.5 Gestão de fornecedores
Métricas e KPIs
- 4.1 O que são métricas
- 4.2 O que são KPIs e suas diferenças em relação às métricas
- 4.3 Origem e conceito dos KPIs (Balanced Scorecard)
- 4.4 Exemplos de métricas em Compras
- 4.5 Exemplos de KPIs em Compras
Balanced Scorecard (BSC) Aplicado às Compras
- 5.1 Conceito do BSC
- 5.2 As quatro perspectivas do BSC
- 5.2.1 Financeira
- 5.2.2 Clientes internos
- 5.2.3 Processos internos
- 5.2.4 Aprendizado e crescimento
- 5.3 Construção do mapa estratégico de Compras
Definição de Metas e Indicadores
- 6.1 Metodologia SMART
- 6.2 Indicadores estratégicos x indicadores de rotina
- 6.3 Três níveis de indicadores: Estratégico, Tático e Operacional
Principais KPIs de Compras
- 7.1 Lead Time de compras
- 7.2 Prazo médio de pagamento
- 7.3 Savings e Cost Avoidance
- 7.4 Satisfação do cliente interno
- 7.5 Curva ABC de fornecedores e produtos
- 7.6 Monitoramento de qualidade (PPM – peças por milhão)
- 7.7 Evolução de preços e índices de inflação
- 7.8 Cost Breakdown de fornecedores
Relatórios e Monitoramento
- 8.1 Construindo relatórios de Compras
- 8.2 Dashboards e scorecards
- 8.3 Benefícios da análise de KPIs:
- Melhor tomada de decisão
- Comunicação e transparência
- Motivação da equipe
- Acessibilidade da informação
Exercícios Práticos
- 9.1 Exercício de cálculo de Savings
- 9.2 Exercício de Curva ABC
- 9.3 Montagem de mapa estratégico de Compras
- 9.4 Desenvolvimento de indicadores a partir do zero
Conclusão
- 10.1 Revisão dos conceitos principais
- 10.2 A importância da cultura de medição em Compras
- 10.3 Próximos passos para implementação dos KPIs
Instrutor Certificado pela Magis For You
- Consultor, Palestrante, Professor e Coaching Executivo Profissional com mais de 20 anos de experiência, nas áreas Compras e Supply Chain e Gestão de Empresas;
- Executivo de Compras em Multinacional do setor automotivo;
- Professor e consultor nas áreas de Strategic Sourcing, Negociação Estratégica, Formação de Compradores;
- Pós-Graduado pela Escola Politécnica da USP em Administração Industrial e Especialização em Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos;
- Graduado em Administração de Empresas e Teologia;
- Participante em diversos seminários de gestão de pessoas e equipe como: As Mudanças no Mundo e os Impactos nas organizações, Leadership Management, e estilos de Lideranças, Implantador da SOX (Metodologia de governança Corporativa), ministrando cursos e treinamentos para equipe de compras e treinamento de equipes.
Treinamento Online – Transmissão Ao Vivo
- O Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras é totalmente online e ao vivo.
- Transmissão e Participação ao vivo utilizando o aplicativo de webconferência ZOOM;
- O aluno precisará de um computador ou celular com acesso à internet para participar;
- Aula interativa: durante todo o treinamento o aluno participa e interage com o Instrutor para realizar comentários e tirar dúvidas.
Valor da Inscrição:
- R$ 1.298,00
- Inscrições antecipadas até o dia 27/10/25 – R$ 908,00
- Inscrições antecipadas até o dia 03/11/25 – R$ 1.038,00
- *Para 02 ou mais inscrições no mesmo CNPJ – Consultar condições
Formas de Pagamento
- PIX
- Boleto
- Cartão de Crédito
O Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras Oferece:
Material Didático
Certificado por meio eletrônico e
Assistência direta do instrutor, via e-mail, por 30 dias para esclarecer possíveis dúvidas, relacionados ao tema.
Para a Magis For You, o processo de aprendizado não termina com a finalização do curso.
In Company
A Magis For You, pode realizar este treinamento de Métricas e KPIs para Gestão de Compras no formato IN COMPANY, solicite uma proposta
Cursos Relacionados e Agendados

Curso de PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção
11 e 12 de Novembro de 2025 | (09h00 às 13h00)

Curso de Gestão do Almoxarifado e Inventário Físico
18 e 19 de Novembro de 2025 | (13h30 às 17h30)

Curso de Capacitação Fiscal para Área de Compras e Suprimentos
“Desafios e Oportunidades com a Reforma Tributária”
Atualizado com a legislação vigente, incluindo a Emenda a Constituição nº 132/23 e a Lei Complementar nº 214/25 que aprovaram a Reforma Tributária
27 e 28 de Novembro de 2025 | (14h00 às 18h00)

Curso de Liderança Estratégica para Gestores de Logística – Foco: Comunicação – Motivação e Resolução de Conflitos
03 e 04 de Dezembro de 2025 | (08h30 às 12h30)

Curso de IA Inteligência Artificial no Departamento Financeiro
05 e 12 de Dezembro de 2025 | (08h30 às 12h30)