Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras

Informações Importantes:

Local

Online | Transmissão Ao Vivo

Data

Dias 10 e 11/11/2025

Horário

Das 13h30 às 17h30

Carga Horária

8 Horas

Transforme dados em informações

A importância dos Indicadores Chave de Desempenho em compras reside na capacidade de transformar dados em informações, permitindo uma gestão proativa e baseada em fatos, garantindo que o departamento de compras contribua diretamente para a lucratividade e o alinhamentos as estratégias da empresa.

Tomada de decisões estratégicas

Os KPIs fornecem uma visão clara do desempenho do setor, permitindo que a equipe de compras tome decisões mais ágeis e estratégicas. Em vez de se basear em intuição, as escolhas passam a ser guiadas por dados concretos, otimizando os resultados.


Objetivos do Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras 

Capacitar os participantes nos principais conceitos, práticas e estratégias do setor de compras,
Apresentar uma análise detalhada do desempenho do setor, promovendo uma atuação mais eficiente e a tomar decisões mais ágeis e estratégicas
Alinhamento aos objetivos da empresa,
Foco em redução de custos, melhoria de processos e negociações mais eficazes.


Público-alvo

Profissionais da área de compras (analistas, compradores, coordenadores), gestores envolvidos nos processos de aquisição e colaboradores de áreas correlatas que interagem com o setor (financeiro, logística, produção), que desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas na gestão de compras.


Conteúdo Programático do Curso Métricas e KPIs para Gestão de Compras

  1. Introdução

  • 1.1 Objetivos do treinamento
  • 1.2 Importância da gestão de compras
  • 1.3 Breve apresentação do instrutor
  1. Função Compras nas Organizações

  • 2.1 Missão do departamento de compras
  • 2.2 Responsabilidades de compras
  • 2.3 Objetivos estratégicos de compras
  • 2.4 O papel estratégico de Compras no resultado da empresa
  1. Processos de Compras

  • 3.1 Solicitação de compras (requisição)
  • 3.2 Consulta a fornecedores (RFI, RFQ, RFP)
  • 3.3 Pedidos de compra
  • 3.4 Contratos e acordos comerciais
  • 3.5 Gestão de fornecedores
  1. Métricas e KPIs

  • 4.1 O que são métricas
  • 4.2 O que são KPIs e suas diferenças em relação às métricas
  • 4.3 Origem e conceito dos KPIs (Balanced Scorecard)
  • 4.4 Exemplos de métricas em Compras
  • 4.5 Exemplos de KPIs em Compras
  1. Balanced Scorecard (BSC) Aplicado às Compras

  • 5.1 Conceito do BSC
  • 5.2 As quatro perspectivas do BSC
    • 5.2.1 Financeira
    • 5.2.2 Clientes internos
    • 5.2.3 Processos internos
    • 5.2.4 Aprendizado e crescimento
  • 5.3 Construção do mapa estratégico de Compras
  1. Definição de Metas e Indicadores

  • 6.1 Metodologia SMART
  • 6.2 Indicadores estratégicos x indicadores de rotina
  • 6.3 Três níveis de indicadores: Estratégico, Tático e Operacional
  1. Principais KPIs de Compras

  • 7.1 Lead Time de compras
  • 7.2 Prazo médio de pagamento
  • 7.3 Savings e Cost Avoidance
  • 7.4 Satisfação do cliente interno
  • 7.5 Curva ABC de fornecedores e produtos
  • 7.6 Monitoramento de qualidade (PPM – peças por milhão)
  • 7.7 Evolução de preços e índices de inflação
  • 7.8 Cost Breakdown de fornecedores
  1. Relatórios e Monitoramento

  • 8.1 Construindo relatórios de Compras
  • 8.2 Dashboards e scorecards
  • 8.3 Benefícios da análise de KPIs:
    • Melhor tomada de decisão
    • Comunicação e transparência
    • Motivação da equipe
    • Acessibilidade da informação
  1. Exercícios Práticos

  • 9.1 Exercício de cálculo de Savings
  • 9.2 Exercício de Curva ABC
  • 9.3 Montagem de mapa estratégico de Compras
  • 9.4 Desenvolvimento de indicadores a partir do zero
  1. Conclusão

  • 10.1 Revisão dos conceitos principais
  • 10.2 A importância da cultura de medição em Compras
  • 10.3 Próximos passos para implementação dos KPIs


Instrutor Certificado pela Magis For You

  • Consultor, Palestrante, Professor e Coaching Executivo Profissional com mais de 20 anos de experiência, nas áreas Compras e Supply Chain e Gestão de Empresas;
  • Executivo de Compras em Multinacional do setor automotivo;
  • Professor e consultor nas áreas de Strategic Sourcing, Negociação Estratégica, Formação de Compradores;
  • Pós-Graduado pela Escola Politécnica da USP em Administração Industrial e Especialização em Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos;
  • Graduado em Administração de Empresas e Teologia;
  • Participante em diversos seminários de gestão de pessoas e equipe como: As Mudanças no Mundo e os Impactos nas organizações, Leadership Management, e estilos de Lideranças, Implantador da SOX (Metodologia de governança Corporativa), ministrando cursos e treinamentos para equipe de compras e treinamento de equipes.


Treinamento Online – Transmissão Ao Vivo

  • O Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras é totalmente online e ao vivo.
  • Transmissão e Participação ao vivo utilizando o aplicativo de webconferência ZOOM;
  • O aluno precisará de um computador ou celular com acesso à internet para participar;
  • Aula interativa: durante todo o treinamento o aluno participa e interage com o Instrutor para realizar comentários e tirar dúvidas.


Valor da Inscrição:

  • R$ 1.298,00
  • Inscrições antecipadas até o dia 27/10/25 – R$ 908,00
  • Inscrições antecipadas até o dia 03/11/25 – R$ 1.038,00
  • *Para 02 ou mais inscrições no mesmo CNPJ – Consultar condições

Formas de Pagamento

  • PIX
  • Boleto
  • Cartão de Crédito


O Curso de Métricas e KPIs para Gestão de Compras Oferece:

  • Material Didático

  • Certificado por meio eletrônico e

  • Assistência direta do instrutor, via e-mail, por 30 dias para esclarecer possíveis dúvidas, relacionados ao tema.

  • Para a Magis For You, o processo de aprendizado não termina com a finalização do curso.


In Company

A Magis For You, pode realizar este treinamento de Métricas e KPIs para Gestão de Compras no formato IN COMPANY, solicite uma proposta

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