Formação de Analistas de Crédito, Técnicas de Cobrança e Recuperação

Informações Importantes:

Local

Online | Transmissão Ao Vivo

Data

__________

Horário

__________

Carga Horária

16 Horas

Programa altamente especializado e técnico. Pensado em uma sequência lógica e integrada por módulos com duração total de 16 horas de conhecimentos e técnicas gerenciais. As dinâmicas, exercícios e trabalhos acontecem ONLINE e AO VIVO

FACTEC = Formação de Analista de Crédito, Técnicas de Cobrança e Recuperação

A quem se destina

Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise e concessão de crédito na empresa


Objetivo

Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise, Concessão & Recuperação de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas.

O público-alvo terá as condições necessárias para analisar propostas de crédito, definir uma política de crédito e entender seu potencial de pagamento.

São os Critérios fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão à Liquidação.


Módulo I: Cadastro PF & PJ e Prevenção de Fraudes no Crédito

  • Data: 14/10 | 08h30 às 12h30
  • Objetivo: Proporcionar aos participantes ferramentas de análise cadastral, concessão de crédito e prevenção de fraudes, fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão à Liquidação do mesmo, afim de irrigar o fluxo de caixa da empresa

Módulo II: Análise de Crédito Pessoa Física & Jurídica: Diminuindo o Risco de Crédito

  • Data: 15/10 | 08h30 às 12h30
  • Objetivo: Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise e Concessão de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas. O público-alvo terá as condições necessárias para analisar crédito e potencial de pagamento sob as óticas financeira e econômica.

Módulo III: Análise de Balanço Empresarial para Concessão de Limites de Crédito

  • Data: 16/10 | 08h30 às 12h30
  • Objetivo: Propiciar aos Participantes conhecimentos sobre os Processos de Gestão Econômica e Financeira, para que se possa analisar Cenários de Médio e Longo Prazos, onde os Indicadores do Cash-Flow, bem como os de Endividamento, Lucratividade e Rentabilidade, serão de fundamental importância para o processo de tomada de Decisões Estratégicas e Operacionais., a fim de definir os Limites de Crédito junto ao proponente.

Módulo IV: Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes

  • Data: 17/10 | 08h30 às 12h30
  • Objetivo: Despertar nos Participantes a preocupação de como proceder nos momentos de inadimplência e como utilizar as ferramentas preventivas e corretivas, visando o recebimento dos créditos, manutenção do cliente e irrigação constante do Fluxo de Caixa.


Conteúdo Programático Módulo I:

Cadastro PF & PJ: Prevenção de Fraudes no Crédito

Principais Conceitos de Análise & Concessão Crédito:

  • Cenários & Tendências de Crédito no País (Pós Pandemia)
  • Funções do Crédito no Sistema Financeiro

Formatos & Templates de Cadastros Mais Utilizados no Pais

  • A Ficha Cadastral, sua Importância e Estrutura: Como “Montar” a Ficha do Cliente
  • Cadastros Mais Utilizados nas Entidades Financeiras de Concessão de Crédito
  • O Tratamento adequado a Documentação e a Importância da Checagem dos dados
  • A Questão: Quantidade ou Qualidade da Informação

Cadastros: O Poder da Informação na Decisão de Crédito

  • Cadastros Pessoa Física: Definindo os Critérios de Risco PF
  • Colaboradores CLT, Autonomos Profissionais X Domésticos, Profissionais Liberais e Pequenos Agricultores
  • Cadastros Pessoa Jurídica : Definindo os Critérios de Risco PJ
  • Coleta de Dados Empresariais & Relatório de Visitas
  • Sócios, Diretores, Executivos & Procuradores (Bens, Poderes, Garantiais Reais e Pessoais)
  • Sucessão Familiar e Empresas Recém-Constituidas
  • Gestão do Relacionamento com Representantes Comerciais

Prevenção de Fraudes em Vendas a Crédito

  • Principais Campos a Serem Verificados na Prevenção de Fraudes
  • Regularidade da Numeração Sequencial de CPFs e RGs em Todos o Pais
  • Espelhos de RGs e suas Particularidades desde a criação do Registro Geral
  • Como Agem os Golpistas: Estratégias & Táticas de Má Fé
  • Analisando Documentos (RG, CPF, Comprovantes, Contrato Social e Outros)

Conteúdo Programático Módulo II:

Análise de Crédito Pessoa Jurídica & Física: Diminuindo o Risco de Crédito

Como Implantar um Departamento de Crédito

  • A Definição dos Cargos e Funções do Departamento de Crédito
  • Teste de Perfil do Analista de Crédito (Arrojado, Moderado ou Conservador)
  • Criação de Comitê de Crédito com Níveis e Alçadas de Decisão
  • Aspectos Fundamentais na definição da Política de Crédito

Modelos de Análise de Crédito mais Utilizadas no Pais

  • A Ferramenta do 5 “Cs” Aplicadas a Crédito
  • Carater, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado
  • Crerdit Game: Jogo Prático para Definir os Critérios Técnicos dos “5Cs”
  • Classificação das Agencias de Ratting no Pais
  • IPI e o Índice de Propensão á Inadimplência Aplicada na PJ

Concessão de Crédito por Pontuação

  • Conceitos Fundamentais de Credit-Score e Pontuação de Crédito
  • Score de Aceitação (Aplication Score)
  • Score de Comportamento (Behavior Score)
  • Score de Agência de Crédito (Bureau Score)
  • Score Anti-Fraudes (Fraude Score)
  • Score de Seguradoras de Crédito (Insurance Score)

Instrumentos de Credito mais Utilizados

  • Tipos de Títulos Crédito Disponíveis no Mercado
  • Carnê + Contrato de Venda
  • Nota Promissória e Letra de Câmbio
  • Duplicata + Boleto Bancário
  • Cheque Pré-Datados e Cadernetas

Princípios dos Títulos de Crédito

  • Emissão e Apresentação Prazos de Validade e Prescrição
  • Saque, Aceite, Protesto e Executividade
  • Trabalhando O Cheque Na Prática (Vantagens e Desvantagens)

Conteúdo Programático Módulo III:

Análise de Balanço Empresarial para Concessão de Limites de Crédito

Conceito de Crédito e Análise Financeira

  • Diferenças Técnicas dos Diversos Tipos de Crédito
  • A Decisão do Crédito dentro da Administração Financeira
  • Aspectos Fundamentais na Definição da Política de Crédito
  • Alternativas e Recursos para a Tomada de Decisão de Crédito
  • Analisando os Limites, Garantias e Avalistas

Análise das Demonstrações Econômicas

  • Análise Horizontal e Vertical
  • Análise através de Indicadores ou Quocientes
  • Índices de Liquidez (Corrente, Geral, Seca e Imediata)
  • Índices de Estrutura (Participação de Capitais de Terceiros, Composição de Endividamento Geral, Imobilização não Correntes e de Patrimônio Líquido)
  • Índices de Rentabilidade (Margem Líquida, Giro do Ativo, Rentabilidade do Ativo, Rentabilidade do Patrimônio Líquido)
  • Índices de Atividade (Prazo Médio de Vendas, Prazo Médio de Estocagem, Prazo Médio de Pagamento das Compras, Ciclo Operacional, Ciclo Financeiro)

Projetando os Números: De Olho no Futuro

  • As Futuras Origens e Aplicações de Recursos
  • Desenhando os Cenários: Pessimista, Realista e Otimista

Fluxo de Caixa Projetado

  • Analisando Informações Financeiras e Tomando Decisões Econômicas
  • Desvios entre o Fluxo de Caixa Previsto e o Realizado

Ferramentas de Análise em Demonstrações de Resultados (DRE)

  • Custos, Despesas Variáveis & Fixas, Margem de Contribuição e Lucro
  • Ponto de Equilíbrio Mínimo (Contábil) e Ponto de Equilíbrio Econômico (Objetivo)

Conteúdo Programático Módulo IV:

Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes

Aspectos Técnicos & Comportamentais Do Operador De Cobrança

  • Motivação para o Trabalho Diário em Recuperação de Créditos & Cobrança
  • Melhoria da Argumentação & Assertividade em Cobrança
  • Como Trabalhar a Ansiedade a Nosso Favor: Não Fazer Qualquer Acordo

Negociação De Créditos

  • A Negociação e a Inadimplência : Diferenças de Negociar e Cobrar

Negociadores & Vencedores: Principais Caracteristicas

  • Você é um Bom Negociador?
  • Principais Regras da Negociação Aplicada a Inadimplência

O Cliente Não Pagou ! E Agora ?

  • Gerenciando a Inadimplência com Profissionalismo
  • Utilizando com Critério as Informações Cadastrais
  • Impedimentos Legais (Código de Defesa do Consumidor) Como Evitar Problemas
  • Lei LGPD Aplicada á Recuperação de Créditos

Tecnologia Da Negociação: Planejando Uma Negociação Eficaz

  • Habilidades de Relacionamento em Negociação
  • Erros a Evitar numa Negociação

No Caso De Inadimplência, O Que Fazer ?

  • Motivos que Levam a Inadimplência
  • As Principais Desculpas para Atrasos: Como Contra-argumentar com Objetividade
  • TOP de Atendimento em Negociação de Crédito (Telefone, On-Line & Presencial)

Conhecendo Melhor o Devedor

O Que Não Pode Pagar, Mas Quer

  • Momentâneo, Sazonal, Lesado, Pré-Insolvente e Insolvente

O Que Não Quer Pagar, Mas Pode

  • Distraído, Exigente, Explosivo, Emotivo e Aproveitador

Golpistas

  • Fantasma, Falsificador, Gestão Fraudulenta, Vítima das Circunstâncias, Má-Fé Profissional

Telecobrança: Cobrança por Telefone na Prática

  • Estratégias de Negociação & Cobrança por Telefone
  • Desculpas & Respostas Típicas para os Pedidos de Pagamento
  • Regras de Atendimento Telefônico em Cobrança
  • Procedimentos para Acertos de Pagamentos

O Acordo

  • Viabilidade e Tipos de Acordo
  • O Contrato de Confissão de Dívida e A Questão dos Juros
  • Medidas Contenciosas: Protesto, Ação Judicial, Execução, Recuperação Judicial e Falência


Instrutor Certificado pela Magis For You

  • MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas;
  • Administrador de Empresas com especialização em Negócios Internacionais;
  • 38 anos no meio econômico-financeiro, integrou a Linha de frente de Bancos Comerciais, tendo atuado como Gerente de Contas nos Bancos Santander e Itau Unibanco. Em 1990, foi o Mais Jovem Gerente de Bancos PJ no País.
  • Treinou aproximadamente 20.000 executivos em todo o pais,
  • Ministra treinamentos de Custos & Formação de Preço de Venda, Gestão & Adm Eficaz Tempo, Produtividade Industrial e Análise, Concessão & Recuperação de Créditos em diversas entidades, destacando-se: FEBRABAN, FIESP/CIESP, ABIMAQ, Xperience FEIMEC, SINDUSCON, SIAMFESP, SINCOMAVI, SINAFER, ABFA, SEBRAE, ACSP, Diversas Cooperativas de Crédito por Todo Brasil., além de palestrante da ESAN / FEI e Docente do MBA Executive Banking da UNIP Tatuapé
  • Palestrante, consultor e seminarista em empresas de grande, médio e pequeno porte em todo território nacional.
  • Membro efetivo do Fórum de Jovens Empresários da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, colaborador do DIARIO DO COMÉRCIO, DCI, O ESTADO DE SÃO PAULO, GAZETA MERCANTIL e das revistas MOMENTO IOB, INFO CANAL e PEGN (Pequenas Empresas, Grandes Negócios).


Treinamento Online – Transmissão Ao Vivo

  • A FORMAÇÃO DE ANALISTAS DE CRÉDITO, TÉCNICAS DE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO é totalmente online e ao vivo.
  • Transmissão e Participação ao vivo utilizando o aplicativo de webconferência ZOOM;
  • O aluno precisará de um computador ou celular com acesso à internet para participar;
  • Aula interativa: durante todo o treinamento o aluno participa e interage com o Instrutor para realizar comentários e tirar dúvidas.


Valor da Inscrição:

  • R$ 690,00 por módulo.
  • Inscrições em 2 módulos – desconto de 10%
  • Inscrições em 3 módulos – desconto de 15%
  • Inscrições em 4 módulos – desconto de 20%

Formas de Pagamento

  • PIX
  • Boleto
  • Cartão de Crédito


A Formação de Analistas de Crédito, Técnicas de Cobrança e Recuperação Oferece:

  • Material Didático
  • Certificado por meio eletrônico e
  • Assistência direta do instrutor, via e-mail, por 30 dias para esclarecer possíveis dúvidas, relacionados ao tema.
  • Para a Magis For You, o processo de aprendizado não termina com a finalização do curso.


In Company

A Magis For You, pode realizar esta FORMAÇÃO DE ANALISTAS DE CRÉDITO, TÉCNICAS DE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO no formato IN COMPANY, solicite uma proposta

Faça sua Inscrição para a Próxima Turma

Use o WhatsApp para dúvidas ou inscrição.

Cursos Relacionados e Agendados

Alguns Clientes da Magis For You